Como cultivar milho hidropônico para alimentação animal.

grey Como cultivar milho hidropônico para alimentação animal
No cultivo do milho hidropônico, para alimentação animal, é usado um material vegetal seco como substrato.

A hidroponia é usada para produção de hortaliças e flores em escala comercial, principalmente, nas proximidades dos grandes centros urbanos, onde as terras agricultáveis são escassas e caras e há demanda por esses produtos agrícolas. Dentre as vantagens da hidroponia, estão a maior produtividade, a menor necessidade de mão-de-obra, a redução dos ciclos de produção das culturas e a não-necessidade de ter solos férteis disponíveis. A hidroponia pode ser praticada de inúmeras maneiras, além do uso para produção de alimentos humanos e flores, essa técnica mostra seu valor na produção de alimentos para animais.

O cultivo do milho hidropônico surgiu como mais uma alternativa para obtenção de volumoso de qualidade, com alto valor energético e proteico, para alimentação animal. O milho hidropônico é altamente palatável e atende às necessidades de manutenção do gado leiteiro e de corte e, também, poderá ser destinado à suplementação alimentar de aves, equinos, suínos, peixes, ovinos e caprinos. Poderá, também, ser fornecido a animais de elite, como o gado leiteiro com produção acima de 20 kg de leite por dia, gado de corte em regime de confinamento intensivo e cavalos de raça.

O sistema de produção é muito simples e de fácil compreensão e pode ser usado em qualquer época do ano e em qualquer região do país. O cultivo de milho hidropônico para forragem dispensa agrotóxicos, tem alta produtividade, ciclo curto e contínuo. O resultado é rápido, em cerca

de 35 dias após a semeadura o milho está no ponto para ser fornecido aos animais. Essa rapidez torna o milho hidropônico uma excelente alternativa, especialmente nos períodos de seca prolongada. Além disso, o custo de produção é muito baixo, quando comparado com as alternativas existentes, como a silagem de milho e o feno de plantas de alto valor proteico, o que aumenta a viabilidade desse sistema.

Resultado de imagem para milho hidroponico

Por que plantar milho pelo sistema de hidroponia?

Resultado de imagem para milho hidroponicoO plantio de milho no sistema de hidroponia é uma técnica que dispensa a utilização de terra ou mesmo de solos férteis e utiliza como base sólida o bagaço de cana, palha de arroz e o capim napier. Nessa base sólida, também chamada de substrato, a planta se desenvolve e é irrigada por uma solução nutritiva.  No cultivo do milho hidropônico, para alimentação animal, é usado um material vegetal seco.

O sistema de produção de milho por hidroponia além de ser simples e de fácil compreensão, dispensa o uso de agrotóxicos e pode ser usado em qualquer época do ano e em qualquer região do país e tem como uma das suas vantagens o fato de ser uma alternativa de cultura de baixo custo.

De acordo com Márcia Denicol, em artigo da Revista Hidroponia, “na técnica hidropônica, as plantas são apoiadas e crescem em calhas ou tubos plásticos, por onde é bombeada a solução nutritiva, alimentando as raízes com nutrientes. É possível produzir em níveis verticais, aproveitando melhor o espaço e aumentando a produção para uma mesma área; o espaçamento entre as plantas é menor, produzindo mais por metro quadrado”.

O cultivo do milho no sistema de hidroponia surge como uma alternativa para uma maior qualidade em valor energético e protéico dessa hortaliça para a alimentação de animais, como gado leiteiro e de corte, aves, suínos, peixes, ovinos, caprinos e equinos. Como alimento desses animais, o milho hidropônico é uma forragem altamente palatável e nutritiva.

Além disso, o cultivo dessa hortaliça por hidroponia é vantajoso porque tem alta produtividade, ciclo curto e contínuo e menor necessidade de mão-de-obra.  A rapidez do ciclo (35 dias após o plantio, o milho já está pronto para servir de alimentos aos animais) torna o milho hidropônico uma excelente opção, especialmente em período de seca prolongada.

“As vantagens da hidroponia na produção de hortaliças, se comparada ao cultivo no solo, são diversas: menos volume de água, área 10 vezes menor e baixíssimo uso de defensivos agrícolas nos cultivos. As hortaliças têm maior durabilidade, melhor qualidade e produtividade”, reforça Márcia Denicol, em artigo da Revista Hidroponia.

Outra vantagem é que esse sistema garante uma produção de forragem de qualidade durante o ano todo, inclusive, no período seco, onde a maioria das regiões brasileiras não dispõe de alimentação suficiente para os animais. O uso da forragem hidropônica como fonte suplementar pode ainda aumentar a produção animal, devido ao alto teor nutricional que garante aos animais.

Imagem relacionadaResultado de imagem para milho hidroponico

13 comentários sobre “Como cultivar milho hidropônico para alimentação animal.

  1. Achei importante esse artigo, mas tenho uma dúvida, o milho (semente) utilizado é aquele que vem com defensivo? E isso não prejudica os animais?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amigo Deodoro na vdd e feito um trabalho de limpeza da semente lavando duas vezes para retirar as impurezas geradas pelos agrotóxicos

      Curtir

  2. 35 dias é muito. Podemos utilizar com 15 / 20 dias.
    O substrato de boa qualidade / boa palatabilidade enriquece a ração e todo o produto pode ser passado em uma forrageira.
    Experiência própria em Sergipe.

    Curtir

  3. Gostaria de saber mais como a quantidade de proteína, quantos duas para atingir a utilização e quantidade por vaca.

    Curtir

    1. pode ser sim sem proteção ate por que dessa maneira ira aproveita a chuva se houver ou a fotossintese do sol

      Curtir

    1. A produção de um ha ainda não conta de máquina capaz de levá-la aos animais em 7 dias após os 14 dias de produção.
      Vc já pensou em ter um barracão para produzir um ha de milho hidropônico?

      Curtir

Deixe um comentário